terça-feira, 20 de maio de 2014

MODERNIDADES

Quando começou a cair a ficha que eu iria ser mãe, a primeira imagem que me vinha a cabeça era eu amamentando um bebezinho lindo, aquela cena maravilhosa, num cenário perfeito e eu com uma cara felicíssima. Claro que essa cena nunca se reproduziu na vida real e eu apenas fiquei divagando sobre ela na remembers' land (terra das recordações).

O fato é que não há um equilíbrio entre os conceitos antigos e contemporâneos e eu moderninha que sempre pensei ser já tinha enfiado na minha cabecinha que iria fazer só o que a pediatra autorizasse, o que incluía amamentação exclusiva e muita paciência basicamente, já que hoje em dia eles são contra quase tudo e, por incrível que pareça, mesmo sendo médicos, são contra medicação, a não ser em casos extremos.

Então eu decidi que daria apenas peito... e pensava que minha vida até os 6 meses do João seria "peitando" kkkk. Que nada, basta o filho nascer que a gente muda totalmente de opinião, até porque eu já estava ficando sem peito para "peitar" kkkk. Há quem esteja convicta e decidia a não mudar de opinião, obvio, cada mãe sabe de si, mas eu fui logo tratando de me adaptar e criar o tal ponto de equilíbrio.

Pra pediatra não podia chá, remédios homeopáticos, naturais, etc... Pois é, chá, massagenzinha com óleo, remedinho caseiro, funchicórea e blábláblá... Dei tudo. Algumas coisas adiantaram, outras não, mas valeu a tentativa. Aliás, não entendo porque não pode nada, já que antigamente todas as nossas mães, avós, davam e eu nunca fiquei sabendo de nenhum bebê que morreu ou que teve problemas por causa disso. Tudo bem, tudo bem, sei que já foi provado que amamentação exclusiva é o melhor para o bebê e acho isso muito lindo e cheguei muitas vezes a me sentir uma fraca por não conseguir seguir isso a risca, mas hoje vejo que fiz o melhor que pude e obtive resultados satisfatórios na maioria das vezes, então não, não me arrependo.

E não vi nenhuma dificuldade por isso em continuar amamentando. Meu bebê sempre amou o peito, e olha que ele já tomou muita mamadeira de chazinho e até leite artificial (esse sim eu desconjuro e me arrependo imensamente de ter dado), pois o chazinho eu dei para resolver um problema existente (cólicas e gases), já o leite artificial foi por uma neura de mãe em achar que meu filho chorava de fome, problema esse que nunca existiu. E, sim, causou certa confusão de bicos, mas olha, em nenhum momento ele quis largar o peito, pelo contrário, ele procurava, as vezes pegava errado, mas logo acostumou que bico de mamadeira é bico de mamadeira e bico de peito é bico de peito, até que finalmente encontraram o vilão para a causa das cólicas e elas começaram a amenizar e não precisei mais dar mamadeira nem de chá e hoje eu finalmente amamento exclusivamente.

Bem, e o que essa mãe neurótica quis dizer com tudo isso?

Quis dizer que não existe certo ou errado e cada mãe tem um instinto. Por mais que a OMS, Ministério da Saúde, Conselho Pediátrico Nacional digam que conduta A é certa e B é errada e por mais que as pessoas deem conselhos, pitacos, quem sabe o que é melhor pra si e para o bebê é a mãe. Confie em si mesma e não se sinta incapaz se você tinha uma convicção antes e depois que efetivamente virou mãe mudou de opinião. Mães são camaleões em constante mutação para se adaptar ao que é melhor pra sua prole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário