sábado, 24 de maio de 2014

DIREITOS DA GESTANTE:PRÉ PARTO, PARTO E PÓS PARTO

Hoje o post é informativo, para aquelas que não tem seu bebezinho nos braços ainda, para aquelas que pretender ter filhos ainda, ou aquelas que pretendem ter outros e desconheciam seus direitos.

Como contei no meu relato de parto, meu direito à acompanhante foi suprimido pela pressa do anestesista. Pensei muito se deveria processar o hospital, mas honestamente os meses com o João em casa foram bem cheios e não tive tempo de mexer com nada disso, mas a vontade é de processar sim, ainda mais pelo modo como as coisas aconteceram.

Gestantes, é DIREITO seu ter um acompanhante no pré-parto, parto e pós parto e saibam que o acompanhante é de livre escolha da futura mamãe, podendo ser de qualquer sexo. Enquanto gestante, fui me informar nos hospitais sobre a política de acompanhantes e fiquei besta em ver que quase todas as maternidades não permitiriam meu marido como acompanhante e em um dos hospitais, além de não permitirem acompanhante do sexo masculino, não permitiam que o acompanhante dormisse no hospital, alegando que não tinham estrutura.

Somente a maternidade em que tive o João permitia o pai como acompanhante, inclusive com cartaz bem grande na recepção citando as leis que garantiam esse direito a gestante. Só que esse hospital era minha última opção, por vários motivos, mas em vista do ocorrido, acabei optando por ele mesmo.

O pior ainda, foi ouvir da administração das demais maternidades que desconheciam a Lei. Pode isso? A Lei é de 2005 minha gente e os hospitais tinham até meados de 2006 para se adaptar. Então não adianta dizer que não tem estrutura, que não pode homem, pois outras mulheres poderiam ficar constrangidas, não tem desculpa, eles já tiveram bastante tempo para se adaptar a nova situação.

Mesmo tendo esse direito garantido, eu fui lesada nesse quesito, pois eu fiquei na maternidade para agilizar os papéis da internação enquanto meu marido vinha em casa para pegar as malas que felizmente já estavam prontas e o obstetra, um amor de pessoa disse que iria esperar, porém o anestesista foi um *&#$, estava com pressa para um compromisso pessoal e blábláblá e não aceitou esperar e foi mandando a enfermeira me levar para o centro cirúrgico sem nem mesmo eu ter assinado a papelada na recepção, pois a moça ainda estava providenciando.

Meu marido chegou pouco depois que entrei e eu perguntei se o deixariam entrar. A instrumentista disse que poderia entrar sim, mas o anestesista não permitiu a entrada, porque disse que já estava quase acabando, logo depois disso o João nasceu mesmo, mas mesmo assim acho que não deveriam ter barrado meu marido, ele tinha seu direito de ser o primeiro a pegar nosso filho. E eu não podia nem reclamar, já que eu estava nas "mãos" dele, pois qualquer complicação (e eu já tinha ouvido falar de muitas por causa da anestesia, que graças a Deus não tive) ele é quem viria em meu socorro.

A pior parte foi quando ele entrou com a filha dele no centro cirúrgico para mostrar o bebê a ela. Fiquei hiper fula naquele momento. Uma criança, sem roupa esterilizada ali vendo meu filho e a mim sendo "fechada", nos submetendo ao risco de uma contaminação por bactérias e meu marido lá fora tendo que esperar, queria sair da maca e voar no anestesista, mas me contive, só que até hoje fico frustrada quando lembro do momento do parto.

Pra que vocês não tenham a mesma frustração que eu, exijam seus direitos. A lei 11.108/2005 garante a todas as gestantes acompanhante. A Lei a que me refiro trata somente do SUS, vocês vão dizer, mas a ANS e a ANVISA já regulamentaram a mesma para que ela seja amplamente válida para convênios e operações particulares.

- Lei 11.108/2005 - garante à gestante o direito a um acompanhante de sua livre escolha no pré-parto, parto e pós-parto.

- RN 262 ANS de 1° de agosto de 2011 (no artigo 2° altera o artigo 19 da RN 211) aplicando-se o direito ao acompanhante em hospitais particulares.

- RDC n° 36 ANVISA de 3 de junho de 2008, item 9.1 garante direito ao acompanhante em hospitais conveniados.

Boa hora pra vocês futuras mamães!

Nenhum comentário:

Postar um comentário